quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

CBM#33: No deserto de gelo - Críticas


Não é só de TMJ que vive esse blog, certo? Eu ando bastante atrasada com as críticas da CBM. Tipo, eu parei na ed. 32 e já estamos na 51! Armaria, vai levar tempo para tirar o atraso!

Vocês conhecem reality shows de sobrevivência? Imagino que já devem ao menos ter ouvido falar deles. Esses programas estão na moda e existem vários deles, inclusive alguns brasileiros. Sabiam que tem até um programa onde as pessoas ficam peladas no meio da floresta? Se chama largados e pelados, mas isso não vem ao caso agora.

Nessa edição, Chico acabou participando de um desses programas meio que por livre e espontânea pressão, pois seus amigos viram que ele também entendia de sobrevivência e resolveram que seria interessante vê-lo na televisão comendo aranha e minhoca.

Então ele foi para a Patagônia com um apresentador famoso e a equipe de filmagem. Tudo parecia ir bem até ele perceber que o programa era basicamente fachada. O apresentador não entendia praticamente nada de sobrevivência, tinha pouco conhecimento e toda não fazia nem a metade das coisas que dizia fazer no programa. Sem falar que era um grosso sem educação.

Aos poucos Chico vai se desencantando com o programa, pois sentiu-se muito mal porque as pessoas em casa acreditavam em tudo aquilo sendo que o apresentador estava mentindo. A última gota foi quando o sujeito quase matou um animal em risco de extinção sendo que eles nem estavam precisando de comida.

E gente, sabemos que isso acontece mesmo, né? Em se tratando de televisão (e internet também, convenhamos), nem tudo é o que parece ser. Já vi pessoas que entendem mesmo de sobrevivência criticarem demais esses programas.

Uma coisa que a história mostrou e é verdade, é que os apresentadores nunca vão sozinhos para o meio do mato. Além dos cinegrafistas, do roteirista, etc. eles também contam com uma equipe de primeiros socorros, medicamentos e até meios de transporte caso algo dê errado. Então é óbvio que fome eles também não passam, né?

Outra grande mentira que vemos é quando eles fazem fogo esfregando pauzinhos. Até os mais experientes tem uma grande dificuldade com isso, não é algo que dê para fazer em poucos minutos.

Só que as pessoas acabam comprando essa mentira quando assistem aos programas, acabam acreditando sem questionar. Claro, é só entretenimento, mas especialistas em sobrevivência criticam muito esse tipo de coisa porque existe o risco de alguém tentar imitar as técnicas vistas nos programas e colocarem sua vida em risco.

Sem falar que é meio chato ficar acreditando em mentiras, né? Foi isso que deixou o Chico incomodado, pois como uma pessoa sincera e honesta, ele nunca ia aceitar que um monte de mentiras fossem contadas na TV sob o pretexto de ser só entretenimento.

Com toda sua simplicidade, ele mostrou que conhece mais de sobrevivência do que o panaca do apresentador. Mesmo a Beatriz entendia mais do que ele, sem falar que era bem mais simpática.

Mas é claro que o Chico não ia passar uma temporada no meio do gelo para tudo ser tranquilo e bonitinho, né? Eles acabaram correndo grande perigo por causa de uma suçuarana e Chico teve que usar a si mesmo como isca porque o apresentador acabou se ferindo. É o que acontece quando pessoas sem conhecimento vão para um meio selvagem. Eles fizeram barulho, espantaram a caça e trouxeram um cheiro forte com o chocolate que acabou atraindo a suçuarana (até eu teria sido atraída!).

Como sempre, tudo acabou bem. Eles foram socorridos, Chico voltou para casa e até aprendeu a gostar mais do programa porque Beatriz passou a apresentá-lo e com certeza ia fazer um trabalho bem melhor.

E fica a lição: tomar muito cuidado para não sairmos acreditando em qualquer coisa que aparecer na televisão ou na internet. Ainda mais em tempos de fake news, aquelas notícias falsas que são compartilhadas ad nauseam sem questionamento algum.

No geral a história foi boa, crítica interessante, bom desenho e algumas situações engraçadas. Mostrou que o Chico não costuma se deixar levar por modinhas e achei graça do estranhamento dele ao ver o sujeito comendo uma aranha na TV. O final também ficou bom, talvez até esperado.

As histórias do Chico não tem sido assim excepcionais, mas acho que são boas o suficiente para entreter. Eu ando meio desatualizada, então é muita leitura para colocar em dia, inclusive outro crossover com a TMJ. Mal posso esperar!

Para mais críticas, confiram o vídeo do Canal Opinião Turma da Mônica Jovem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário