domingo, 23 de agosto de 2015

Chico bento nº04 - Os Alienígenas do Planeta Tomba



Bom, eu resolvi falar sobre o gibi do Chico Bento separadamente porque senão a crítica da ed. 84 ia ficar maior ainda. Como vocês sabem, essa história tem o início da saga herdeiros da Terra.

Basicamente, foi a história contada meio que na versão infantil, com os aliens rechonchudos, amantes de vacas e engraçadinhos.

Uma curiosidade: na primeira página, vocês devem ter visto uma mulher falando “Oia a cobraaa! É mintira!” quem já foi a festas juninas deve conhecer essa fala, mas ele colocou isso na historinha porque muita gente achava que a serpente ia finalmente aparecer na ed. 84 mesmo ele falando que não ia ser dessa vez. Então, para trolar um pouco, ele colocou essa fala.

Nessa história temos os mesmos personagens da TMJ, até o DC que dessa vez veio de astronauta (talvez uma referencia a presença do Astronauta na ed. 84) e acabou levando um soco por zoar com a fantasia da Mônica. Pois é, nessa época eles nem imaginavam que iam namorar no futuro.

Quem viu os aliens tão assustadores e sinistros pode ter estranhado um pouco a versão fofinha deles apesar de na história eles serem mostrados como as criaturas mais terríveis do universo e os bambambãs da galáxia. E eles também deixaram claro que a intenção deles na Terra era destruir os vestígios das experiências que eles tinham feito no planeta. Bem... levou um tempinho, mas eles conseguiram.

A historinha teve basicamente as mesmas situações que vimos na TMJ, como o encontro da Denise e Rosinha, onde uma errou o nome da outra e passada a tensão inicial, as duas ficaram de boa como ótimas amigas. Também teve o primo Zeca, sem noção e mala sem alça que tinha resolvido pegar no pé da Denise.

Outra situação que se repetiu um pouco foi eles terem perseguido um tipo de explosão e apesar das recomendações do Franja, DC correu feito maluco na direção do perigo igual tinha feito na TMJ. Mas foi bem engraçado quando Denise fez o pedido para a suposta estrela cadente e tudo explodiu.

E pelo menos agora sabemos por que a Rosinha foi abduzida, embora seja algo bem diferente do que imaginamos. Tipo, ela foi raptada junto com uma vaca. Estranho.

A história foi muito boa e divertida, com diversas referencias as ed. 83 e 84. Mas para apreciar e entender mesmo, a pessoa teria que ler a TMJ primeiro. Muitas perguntas tinham respondido. Agora sabemos como a Rosinha foi parar na nave deles, como ela sabia a sequencia dos botões daquele controle e por que era chamada de menina cor. Pois é. Nós ficamos pensando em mil teorias mirabolantes e a coisa era mais simples do que pensamos: ela era chamada de menina-cor apenas por causa do nome, que lembra rosa. Sim, o Emerson é um trolão.

O confronto entre a turma e os aliens também foi engraçado. Claro, é história para crianças, então tudo tem que ser bonitinho e fofinho, especialmente a Mônica chamando o paneta Tomba de Tromba. Sério, muitos leitores já falaram assim.

Nessa história, os aliens revelam que são transmorfos e podem ter a aparência, personalidade e força de qualquer pessoa que quiserem. Isso explica por que o alien que pegou a aparência do DC também pegou sua personalidade, se rebelou, virou uma lagosta gigante e no fim deu ao Astronauta uma dica de como derrotá-los.

Outra curiosidade do Emerson. Não sei se é brincadeira, mas ele disse que as vacas que ajudaram a turma a derrotar os aliens também apareceu na ed. 83. Tá, isso deve ser zoação porque vacas não vivem tanto tempo assim. Uma hora elas vão para a grelha, mas foi engraçado.

Só que ficou uma dúvida cruel: será que os aliens ainda gostam de vacas? Será que, caso destruam a Terra, as vacas serão poupadas? Tá, é zoação, mas acontece que a personalidade deles ficou bem diferente da versão jovem. Deve ser isso que o alien quis dizer na ed. 84 quando falou que eles tinham crescido, pois deixaram de ser aquelas criaturinhas rechonchudas e engraçadas que amavam vacas e dormiam com ursinhos de pelúcia.

Tudo parecia muito bem até que o lesado do Zeca tentar tirar uma foto de todos e acabar apagando suas memórias. Isso explica por que eles não lembravam de nada e com isso, Rosinha perdeu aquele controle que mais tarde o Zé Lelé encontrou.

Uma coisa interessante foi a Denise falando que ela e o Zeca nunca iam namorar nesse mundo. Mas no outro mundo, outro universo, eles quase chegaram a namorar. Pena que ao pisar na Terra ele virou um Zé ruela de novo. Tomara que ele não pegue mais no pé dela.

Bem, o que eu tinha a dizer era basicamente isso. A história respondeu a maioria das perguntas, tirou os fios soltos que tinham sobrado na saga e finalizou a primeira temporada. Claro que ainda não sabemos o que foi feito da serpente, mas isso vai ficar para edições futuras. 

10 comentários:

  1. Serio, eu ri muito da minha cara quado eu li a parte da "menina-cor"!!:v

    ResponderExcluir
  2. Amei a edição ... O Emerson conseguiu unir respostas e muito humor deixando a edicao incrivel como sempre e finalizando a 1a temporada nos deixando com mta mtaaa vontade da segunda chegar logo... Amei <3

    ResponderExcluir
  3. Porfavor alguem me explica oque sao essas temporadas, tipo a divisao, quais revistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições 51, 52, 63, 74, 75, 76, 78, 79, 83, 84 e esse gibi do Chico Bento formam a primeira temporada da Supersaga do Fim do Mundo. Serão 5 temporadas, cada uma com dez edições. Entendeu?

      Excluir
    2. Então no caso seriam umas 50 e poucas edições da supersaga?

      Excluir
    3. Exatamente... isso se o Emerson não aumentar mais...

      Excluir
  4. Q?? Impossível, nenhum roteirista teve tanta historia assim, Kevin VC deve estar mal informado são so 2 temporadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como impossivel????
      Se você tiver todas as edições da TMJ, vai lá contar quantas edições são roteirisadas pela Petra(claro ela é a roteirista encarregada da TMJ)
      Mas nada impede que ela e outros roteiristas façam 50,200,1000 edições pela frente. Principalmente ela.

      Excluir
  5. Peterson, o próprio Emerson já falou vááááárias vezes que a supersaga tem 50 edições... só é dar uma olhada no facebook dele e procurar um pouco... e onde vc viu que só seriam duas temporadas?

    ResponderExcluir