sexta-feira, 25 de abril de 2014

Um pequeno pedido

19:14 20 Comentários

Eu gosto que comentem no meu blog e sempre leio os comentários, embora não responda todos. Alguns pedem para responder e eu respondo. É aí que a coisa pode complicar.

Eu tive uma situação desagradável com um leitorx do blog que pediu minha opinião, eu respondi numa boa e elx veio se fazer de ofendidx porque eu discordei do que elx falou. Não, eu não maltratei, não xinguei e falei numa boa, apenas mostrando meus argumentos. Elx tomou isso como ofensa e ainda teve o disparate de pedir para que eu não incomodasse mais.

Não vou expor o nome do leitor aqui porque não quero humilhar ninguém. Só para que não fiquem boiando, o que aconteceu foi o seguinte:

A pessoa falou que o Cebola derrotou a Mônica nas Ed. 51 e 52. Aí eu discordei falando que não, porque o plano foi da Penha, não dele. That’s it.

Então elx se ofendeu, falando que eu chamei de burrx sendo que eu nem mencionei essa palavra na minha resposta. 

O que eu peço é simples: quem se ofende com opiniões contrárias, mesmo que sejam dadas educadamente, então não as peça. Isso vai evitar um clima ruim no meu blog e todos ficarão felizes. Fim.

Nota: vocês devem estar estranhando o "x" no fim de algumas palavras, isso é apenas uma forma de deixar o texto neutro de gênero, para não especificar se estou falando de um menino ou menina.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Uma coisa que eu ia adorar ver na TMJ

15:12 9 Comentários


Que fique claro: eu não torço nem contra, nem a favor da Mônica ficar com o Cebola. Para mim já não faz mais diferença. Se a MSP decidir que eles vão ficar juntos, tranqüilo. Vou ficar numa boa e continuar lendo a TMJ do mesmo jeito.

Muitos podem pensar que eu sou contra eles por causa do meu jeito de falar, talvez porque eu não tenha me expressado direito. É o seguinte:

Eu sou da opinião de que felicidade e bem-estar é algo que deve vir de dentro de nós, não de coisas externas ou outras pessoas. Por quê? Nem sempre vamos ter as coisas que queremos e nem sempre as pessoas estarão do nosso lado. Depender de algo externo para ser feliz pode ser perigoso porque coisas podem estragar, se perder, serem roubadas, envelhecer, etc. E pessoas podem ir embora ou nos decepcionar. Sem falar que não é responsabilidade delas nos fazer felizes.

Claro que cada um é livre para decidir o que lhe faz ou não feliz, mas é sempre importante estar consciente dos riscos de condicionar nossa felicidade a algo externo. Tá. O que isso tem a ver com a Mônica e o Cebola?

Eu reparei que ela se desgasta demais por causa dele, como se tivesse colocado sua vida em compasso de espera. Ela, como muitas garotas e mulheres pelo mundo afora, acham que sua felicidade está em ter um rapaz/homem ao seu lado e que sem isso ela não é ninguém. E por causa dessa crença ela sofre e não consegue aproveitar a vida, porque vive presa a um rapaz que não está comprometido com ela. Entendem?

É por isso que eu fiz essa imagem. Meu sonho é um dia eles aprenderem a respeitar a personalidade da Mônica e colocá-la como uma pessoa que não precisa ter um rapaz do seu lado para ser feliz. Claro que ela ainda terá namorado, ainda pode casar, porque isso é ESCOLHA, não obrigação. Não pensem que eu sou contra os homens ou coisa parecida porque não é verdade. Eu sou apenas contra a idéia de que uma mulher só pode ser feliz se tiver um homem do lado dela.

Então, que a Mônica seja feliz sendo ela mesma e do jeito que ela é. Que ela melhore para o seu próprio bem e não para agradar a quem quer que seja. Se ela tiver que ficar com o Cebola, que seja por amor, porque ele vai acrescentar algo de bom na vida dela e não só por causa dos 50 anos de história deles. Eu não concordo com o pensamento de que eles devem ficar juntos apenas porque é esperado, por causa da infância, etc.

Na verdade, essa é minha “birra”: achar que eles devem ficar juntos só por causa dos 50 anos de história e ignorar totalmente que ele está sendo um babaca idiota. Agora, se ele amadurecer, virar gente e se comprometer de verdade em ficar bem com ela, aí sim a história é beeeem outra. Claro que ele não precisa ficar perfeito, mesmo porque isso não existe. Mas pelo menos que se torne um ser humano mais equilibrado e menos problemático.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

TMJ#69: A Decisão - palpites

20:31 57 Comentários


Hoje saiu a capa da ed. 69 e todo mundo está tipo “ai meldels!”. Uns estão amando, outros odiando. Teve até quem achasse essa capa ousada demais, embora eu ache que a Ed. 54 foi bem mais... quente. Mas cá entre nós... esses braços do DC, hein? Hummm! Duvido que alguma menina aí não ia querer ser abraçada por ele.

Tá, tá. voltando ao assunto, parece que a Ed. do mês que vem vai abalar algumas estruturas. Ou talvez fazer tudo voltar ao que era antes, não há como saber. Na Ed. 68 eu pensei que tudo fosse voltar a mesmice de sempre e parece que resolveram nos surpreender. Então tudo pode acontecer nessa edição.

Bem... parece que a história vai girar em torno da decisão (ou indecisão) da Mônica sobre com qual rapaz ficar. Ela vai ter que analisar seus sentimentos e descobrir de quem gosta mais. Vai ser bem difícil para ela.

De um lado: Cebola, indeciso, não toma nenhuma atitude, vive num eterno chove-e-não-molha, mas foi seu primeiro namorado e eles têm uma história juntos.
De outro lado: DC, meio complicado de entender, não sei se é confiável, mas parece gostar dela e é do tipo que apóia e incentiva, coisa que o Cebola não faz.

Como falei antes, por enquanto não estou do lado de nenhum dos dois. E como todos nós já sabemos que a Mônica vai é ficar com o Cebola, então nem adianta eu tomar partido de ninguém que é perda de tempo.

Bom, claro que ela vai ter que andar mais com o DC para conhecê-lo melhor e saber se é o rapaz certo para ela. Pode até ser, quem sabe? Que os dois namorem ainda que seja só por algumas páginas.

E o Cebola? Ah, o Cebola. Não vou negar que estou muito curiosa para saber como ele vai ficar. Na Ed. 52 a Mônica ficou super deprimida depois de vê-lo beijando a Penha. Será que ele vai ficar deprimido também ou vai apenas agir como uma criancinha mimada que perdeu seu brinquedo? Qual vai ser a reação dele?

Imagino que vai ficar com raiva, se sentir magoado, traído (apesar de eles não terem nenhum compromisso), é provável que se faça de vítima, pobre coitado injustiçado, etc. Apesar de saber que ele é capaz de rever seus erros, eu não sei se irá reconhecer que estava demorando demais para decidir algo com a Mônica. Quer dizer, ele vai fazer um “mea-culpa” ou continuará achando que não fez nada de errado, não tem defeito, é um santo, perfeito e iluminado?

Será que ele tentará fazer alguma coisa para ficar com ela ou vai deixar rolar sem fazer nada? Haverá algum tipo de conversa entre eles? Algum plano infalível? Ele vai lutar ou desistir? Tantas perguntas...

Ah, claro, imagino que isso vai causar um grande rebuliço na turma toda. Será que vai rolar um #teamdc e #teamcebola? Quem vai torcer por quem? A Magali já mostrou que está a favor dos dois por causa da eterna enrolação do Cebola. Afinal, amigas de verdade desejam o nosso bem e ela está cansada de ver a Mônica sofrendo por causa das cebolices dele. Pode até rolar altas conversas entre elas sobre qual rapaz escolher. Aposto que ela vai dar bons toques.

Bem... agora vem a intrigante e instigante pergunta: a Mônica e o DC vão namorar? Por quanto tempo? Será só por essa edição ou vai durar mais? São várias possibilidades. Pode ser que ela termine namorando com o DC. Aí vamos aguardar as próximas edições para ver como isso vai ficar.

Terminar namorando com o Cebola é possibilidade, mas não acho que vá acontecer. A não ser que a neura dele em derrotá-la acabe sendo colocada em segundo plano. Ou então pode ser que ele considere separá-la do DC como uma vitória e assim queira namorá-la. Mas aí ele vai ter que superar a mágoa e o ego ferido para poder ficar com ela. E cá entre nós, ele não tem o menor direito de reclamar. Ora, ele não falou uma vez que eles não são namorados, nem ficantes, nem nada? Então? Claro que isso vai depender da cabeça do roteirista. ´

Ficar com ele eu acho que ela não vai, mas falta saber se eles vão ficar pelo menos bem um com o outro, se vão ficar brigados, magoados ou se o Cebola tentará dar o troco nas próximas edições saindo com outra menina. Ah, sim! Eu aposto que vão fazer alguma história dele gostando de outra garota e até trocando uns beijos com ela na frente da Mônica. Falta saber quem é. Talvez a Irene? De repente, pode rolar um climinha entre os dois, quem sabe? Só uma observação: eu apenas acharia errado colocá-lo para namorar outra garota, mas deixar a Mônica sem nunca namorar com mais ninguém. Se um pode, então o outro também pode. 

Mas pode ser que tudo acabe “bem”, com ele reassumindo o compromisso de derrotá-la e ela aceitando ficar plantada esperando por mais um ano inteiro. Dizem que a esperança é a última que morre, né?

Agora, outra possibilidade é ela decidir que não quer ficar com ninguém por enquanto, pois não se sente com cabeça para namorar. Ou então ela pode chegar a conclusão de que o DC não é o rapaz certo para ela e por isso prefere ficar um tempo sozinha para rever seus sentimentos pelo Cebola. Seria até bom se ela seguisse o exemplo da Aninha e procurasse por outros interesses. Afinal, ela ficou durante anos em compasso de espera, então está na hora de ela começar a viver um pouco e cuidar de si mesma. O tempo se encarrega do resto.

Pode acontecer também de eles brigarem, se desentenderem, ou o próprio DC ver que ela não é a garota certa para ele. Ou então pode decidir abrir mão dela ao ver que o Cebola gosta mais dela do que ele.

O fim também pode ser tipo uma situação indefinida. Ela não fica com nenhum deles, mas os dois ainda continuam gostando dela e dispostos a continuarem tentando. Ou então ela escolhe continuar esperando pelo Cebola feito uma idiota, mas o DC não desiste e promete continuar lutando por ela. Não nego que seja uma forma elegante de terminar a história. Assim eles não precisam colocar a Mônica namorando com ninguém, não tem que fazê-la voltar para o Cebola e ainda deixa margem para histórias futuras.

Fora isso, não sei se há outras possibilidades. Bom... quer dizer, ela pode namorar os dois, mas acho que eles não vão querer colocar isso na revista, né?

Quanto a capa, eu achei bonita. Colocar os dois beijando seria meio redundante porque já fizeram isso na Ed. 34 com a Mônica e o Cebola. Gostei da posição dos dois, o abraço (e os braços dele). Ele até parece um pouco mais velho do que é na verdade. É “quente”, mas sem apelar demais. Ao fundo tem apenas a mesma imagem em tamanho menor e mais apagada. Para mim está bom assim, porque o foco é neles, então qualquer outra coisa ia nos distrair.

Vamos ver o que essa história nos reserva e espero que tenha bastante surpresa. Afinal, nós fomos surpreendidos na Ed. 68, então pode ser que tenha coisa boa na 69 também.

Antes que eu me esqueça, também tem png e quebra-cabeça. Divirtam-se! A imagem de fundo eu fiz usando a da Ed. especial da Mônica em cores, só mudando uma coisinha aqui e ali.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Fofoca do dia!

22:20 23 Comentários
Muita gente estava reclamando porque o Cebola tem agido como um zé ruela ultimamente. Sabe, pode até ser impressão minha, mas ele não fica tão chato quando aparece nas histórias do Emerson. Na verdade, ele fica até legal.

Então, para quem gostaria de ver um Cebola menos pé no saco, aqui vai uma boa notícia. Parece que uma das sagas do Emerson vai ser centrada nele. Normalmente eu diria que é um desperdício de edição, mas como falei antes, o Cebola fica legal nas histórias dele, então dessa vez boto fé de que a saga vai ser boa. Olhem o print screen da conversa:





Ai ai... pena que só vai sair mais lá para o fim do ano... mas pelo que falaram, serão quatro edições dele, então acho que devemos ficar felizes.

TMJ#68: Jogos Mortíferos - Críticas

19:39 72 Comentários
É impressão minha ou muita gente ficou de cabelo em pé por causa dessa edição? Ah, sim! Aposto que essa história despertou vários tipos de sentimentos nos fãs. Uns amaram, outros odiaram. Agora parece que a rivalidade entre os pró-Cebola e pró-DC está mais acirrada do que nunca!

Então vamos começar. A turma vai participar de um reality show com o tema de terror. Vários participantes ficam presos numa casa mal assombrada e vão sendo eliminados pouco a pouco até ficar um só. O tema não deixa de ser legal, porque gosto de terror. Mas para botar mais tempero e pimenta, surge a rivalidade entre Cebola e DC pela Mônica. Uma rivalidade bastante esperada pelos fãs.

De um lado, o Cebola fazendo suas cebolices de sempre, zoando com a Mônica, chamando-a de medrosa e se comportando como um Zé ruela. Nada de novo. De outro, o DC sendo gentil, incentivando e apoiando.

Há quem reclame que estão colocando o Cebola como um antipático e idiota. Para ser sincera, nem achei que ele foi tãaao chato assim nessa edição. Tanto que não cheguei a ficar com raiva dele. Em minha opinião, ele já foi bem pior em outras histórias. Pode-se dizer que o nível de chatice dele estava normal.

Claro que analisando friamente, foi um tremendo vacilo chamar de medrosa uma pessoa que arriscou a própria vida se colocando na frente de um raio mortal para salvá-lo mesmo depois de vê-lo se derretendo todo por outra mulher (Ed. 66). Olhando por esse lado, ele agiu pior do que um moleque e mostrou que não conhece a Mônica.

Devo dizer que eles deram um rumo legal a história, inclusive acrescentando situações engraçadas como a aula totalmente maluca do Licurgo falando suas sandices de sempre. E aposto que muita gente tentou entender o que ele estava falando, né? Agora, será que alguém aí ficou com medinho imaginando como seria fazer prova surpresa no escuro? Isso sim é terrorismo psicológico!

Para quem não reparou, a apresentadora Elzira é meio que uma referência a Elvira, a rainha das trevas. Se bem que nesse caso adaptaram só o nome, já que a Elzira também foi feita para lembrar um pouco a Viviane. Aliás, foi uma boa sacada criar essa dúvida: será que é só um reality show ou uma armadilha da bruxa doida para pegar todo mundo? Confesso que cheguei a pensar nisso.

Outro momento engraçado foi o Cebola querendo ir para cima do DC por causa da Mônica. Ou teria sido só ego ferido? Não tem como saber, mas ficou engraçado os rapazes segurando o Cebola para ele não ir para cima do DC. É um milagre ver ele sofrendo um pouco de ciúmes para variar, já que na grande maioria das vezes é só a Mônica que sofre.

Ainda na sala de aula, confesso que não entendi muito bem o que o Titi estava fazendo no meio da turma. Ele não é mais velho? Então por que está na mesma sala que os outros? Só mesmo se for para compor a história, mas ainda assim ficou esquisito.

Dentro da casa, o restante da história teve como pano de fundo típicos clichês de filmes de terror. Quem assiste essa modalidade de filme deve conhecer todos eles. E claro que DC já tinha percebido tudo isso, porque é capaz de pensar fora da caixa e enxergar além do óbvio.

E qual é o clichê n. 1 dos filmes de terror? A meu ver, é quando o grupo se separa. Típico, clássico, previsível. Os que ficam isolados sempre se dão mal. Tirando, é claro, os desenhos do Scooby Doo. Mas na boa.... ver um bicho feio e não gritar é meio difícil, não? Eu teria esgoelado feito doida se o Zé Machado aparecesse.

E confesso que fiquei com peninha da Denise. Ela custa a ter uma chance com o Titi e quando finalmente rola um climinha, o tal Zé Machado aparece e corta a onda dela? É pra acabar mesmo!

Também é impressionante uma pessoa ver um livro estranho e mesmo a capa estando escrita com sangue falando que o demônio vai puxar o pé dela de noite, a criatura sempre abre pra ler. Nunca falha.

Enquanto os candidatos vão sendo eliminados de clichê em clichê, aos poucos a tensão entre o DC e o Cebola aumenta porque apesar de toda sua segurança e conhecimento sobre clichês, o DC não consegue evitar que os amigos sejam eliminados e isso faz sua confiança diminuir.

E, como não podia deixar de ser, vemos a diferença com que cada um trata a Mônica. Apesar de tudo, DC se preocupa com ela e tem a real intenção de protegê-la. Cebola quer apenas se exibir e posar de bonzão, mas sempre zoando quando pode. Mesmo quando tenta se fazer de protetor e solidário, ele acaba sendo antipático. Mas isso é típico dele, que costuma se mostrar egoísta e mais interessado em se exibir e inflar o ego do que ajudar as pessoas.

Finalmente, quando ele é eliminado, vemos a Mônica no auge do medo se descontrolando e saindo correndo da casa. Outro clichê: a pessoa corre mais do que o papa-léguas enquanto os zumbis correm menos que lesmas, mas elas sempre tropeçam e são alcançadas. Só que ela estava apavorada demais para pensar racionalmente e por isso o DC faz o sacrifício máximo para ajudá-la: agir dentro do senso comum e se encaixar nos clichês de filme.

Isso mostrou que a Mônica é mais importante para ele do que o hábito de contrariar. Mas no fim, ela reúne coragem e enfrenta o perigo de frente e é aí que o Cebola, então disfarçado de zumbi, amarela. Claro, é muito mais fácil ser assustador quando a pessoa já está com medo, né?

É aí que a coisa começa a ficar realmente emocionante. Tudo parecia caminhar para um final previsível, mas a atitude infantil e idiota do Cebola teve um preço muito alto. Finalmente a Mônica beijou o DC, o tão esperado beijo, e tudo virou do avesso e de cabeça para baixo.


Muita gente deve ter pulado de felicidade, outros devem ter espumado de raiva e quase tacado fogo na revista. Bom, eu confesso que gostei. Depois do Cebola sendo um vacilão por 68 edições, finalmente a Mônica tomou um pouco de vergonha na cara, né? E eu dou toda razão para ela. Muita gente deve ter achado errado, porque ela tem um compromisso com o Cebola, blábláblá. Mas na boa: que compromisso? A meu ver, eles não têm mais compromisso nenhum. Raciocinem comigo:

Quem leu a Ed. 63 deve lembrar da Sofia falando que a Penha estava em coma por um ano. Se entre as Ed. 52 e 63 passou um ano, quanto tempo se passou entre as Ed. 34 e 68? Certamente mais de um ano. Talvez um ano e meio. Tá. E daí?

Daí que o Cebola está enrolando a Mônica há mais de um ano. Vocês acham normal uma pessoa enrolar a outra por todo esse tempo sem tomar nenhuma atitude? Sejam sinceros: alguém aqui aceitaria esse tipo de coisa? Pois é. Além de não ter feito praticamente nada para ficar bem com a Mônica e reatar o namoro, o Cebola ainda xavecou outras garotas na frente dela, se apaixonou por games e agiu como um perfeito vacilão.

Ele prometeu que ia derrotá-la para reatar o namoro, mas não cumpriu a promessa. Não chegou nem perto disso. Logo, se ele não honrou o compromisso que tinha feito com a Mônica, então ela não deve mais nada a ele. Compromisso só existe quando as duas partes estão envolvidas, mas nós não vemos quase envolvimento nenhum por parte dele. Só, claro quando as coisas ficam feias, mas depois tudo acaba na mesmice de sempre.

Na Ed. 66 ele falou que tinha encontrado o tesouro mais valioso do universo e não ia perdê-lo de jeito nenhum. Jacaré cumpriu a promessa? Nem ele!

É por isso mesmo que eu até gostei do que aconteceu mesmo não torcendo pelo DC. Apesar de ele ter sido muito legal e maduro, mesmo que ele seja o rapaz perfeito, infelizmente eu não tenho como torcer por ele. Por quê? Simples: todos nós estamos carecas de saber que a Mônica vai ficar com o Cebola. Logo, torcer para que ela fique com outro rapaz é pura perda de tempo e energia. Não há pelo que torcer, tudo está determinado.

Colocá-la com outro rapaz vai frustrar a grande maioria dos fãs que torcem por esses dois. Tipo, para essas pessoas, não importa o que o Cebola faça, diga ou como se comporte. Ele pode beijar o bairro inteiro na frente da Mônica, pode trair, xingar, humilhar e se bobear até bater nela, mas esses fãs vão sempre torcer por ele. E como são esses fãs que compram as revistas e fazem o dindin entrar na conta bancária, seria um suicídio financeiro a MSP colocar a Mônica definitivamente com outro rapaz.

Sem falar que fazer isso seria jogar fora a Ed. 50. Aliás, a meu ver essa edição foi um tiro no pé porque agora eles estão definitivamente presos a esses dois. Depois de terem mostrado o casamento da Mônica com o Cebola, eles não podem colocá-la com outro rapaz. Querendo ou não, os dois estão atrelados por toda eternidade e eles não vão poder colocá-los com pares diferentes mesmo que queiram muito fazer isso.

O mesmo vale para a Magali e Cascão. Depois de colocar o Cascão casado com a Cascuda e até com um filho na Ed. 50, agora eles não tem como fazer com que ele fique com a Magali sem causar mal estar entre os fãs. Se tentarem, todo mundo vai falar

“ain, mas e a Ed. 50? Como fica? Não valeu nada? Como fica?”

Entendem onde quero chegar? É por essa mesma razão que torcer pela Mônica e Cebola é perda de tempo também. É tipo torcer para que o sol nasça no dia seguinte. Isso vai rolar de qualquer jeito, mesmo que aconteçam alguns tropeços no meio do caminho. Não há pelo que torcer, não há o que esperar. Sem dúvidas, sem incertezas, medo ou ansiedade. Só o eterno drama que já conhecemos e só serve pra encher lingüiça.

É por isso mesmo que quem é fã de Mo/DC, melhor aproveitar enquanto dure, porque isso não vai durar muito tempo. Pode ser que no fim da Ed. 69, tudo continue a mesma coisa, ou talvez dure mais umas duas ou três edições, não mais do que isso.

Mas ainda assim fiquei feliz com a surpresa. Eu pensei que tudo ia acabar na mesmice de sempre e errei. Tudo bem, eu prefiro errar e ser surpreendida do que acertar e ficar morrendo de tédio com a mesmice de sempre.

Bom, essa foi a crítica do mês. Quem quiser ver outro ponto de vista diferente, pode conferir esse vídeo no youtube: