quarta-feira, 27 de março de 2013

Postando uma história no Nyah

Às vezes alguém quer escrever uma fanfic e tem dúvidas de como e onde publicar. Existem dois grandes sites, que é o Nyah (http://fanfiction.com.br/) e o AnimeSpirit (http://animespirit.com.br/). Eu prefiro o Nyah porque acho mais simples. Então vou ensinar como publicar uma história nesse site. É assim.

Primeiro, tem que clicar em “MINHA CONTA”, que fica no canto superior direito, perto do avatar.



Então clique em “Postar uma nova história”



Depois vai abrir a página das regras de envio. Se sua história estiver de acordo com as regras, clique em “Sim, minha história está de acordo com os termos acima, desejo postá-la.” Na próxima página irá aparecer os campos para colocarem os dados da nova história. Vou falar deles um por um. Alguns são obrigatórios, outros você põe se quiser. Os que são obrigatórios tem um asterisco (*) vermelho.

Primeiro, é preciso adicionar um título a história. Esse item é obrigatório.



Logo abaixo, existe a opção para adicionar um co-autor para a história. Um co-autor é aquela pessoa que está escrevendo a história junto com você. Nesse caso, tem que colocar a ID da pessoa que pode ser encontrado no perfil dela, antes do nome de usuário.



Está no formato [ID #000000] Fulano de Tal.

O próximo item é a capa da história, caso haja alguma. A capa tem que ser uma imagem de 800px de largura por 600px de altura e o tamanho do arquivo não pode ser maior que 300KB. É bom ter, mas não é obrigatório.



Depois vem a sinopse e esse também é obrigatório. Uma coisa que pode chamar a atenção para a fanfic, além de uma boa capa, é uma sinopse bem feita e que dê uma idéia resumida sobre o que trata a história. É uma parte que merece ser trabalhada com carinho porque eu já deixei de ler muitas histórias por não ter gostado da sinopse. Faça um pouco de esforço e não fique colocando coisas do tipo “a sinopse tá um droga, mas leia a história”. Eu não leio.



Na seqüência vem o que eles chamam de disclaimer, que é um aviso legal que aparece na história, geralmente informando a quem pertence e não pertence os personagens da história e sobre os direitos de reproduzi-la. Apesar de não ter um asterisco vermelho nessa parte, é sempre bom colocar esses avisos legais para não ter problemas com direitos autorais mais tarde.



No meu caso, eu coloco algo assim:

Turma da Mônica Jovem e seus personagens são propriedade dos Estúdios Mauricio de Sousa e Panini Comics/Planet Manga. É proibida a reprodução parcial ou integral da história sem permissão da autora.

Mais abaixo, se quiser, pode colocar alguma nota ou observação sobre a história.

Agora é hora de adicionar as categorias. De um lado, tem uma caixa listando as principais categorias. Clicando sobre uma delas, irá aparecer cada item que pertence a essa categoria. No caso da categoria Animes/mangá, vai aparecer os nomes dos animes e mangás para o autor da história escolher. O mesmo acontece com as outras.






A TMJ está na categoria Quadrinhos-> Turma da Mônica Jovem. Ao selecionar o item desejado, clique no botão selecionar que ele vai ser adicionado no quadro da direita, onde estão as categorias selecionadas. Caso haja mais de uma categoria, como no caso dos crossovers, então repita a operação novamente. Para voltar ao início, clique em “CATEGORIAS PRINCIPAIS” que fica bem no topo da caixa da esquerda.

Se por acaso acontecer de o filme/livro/mangá/desenho/whatever não estiver listado em categoria nenhuma, então poste como original. 

Depois disso vamos acrescentar personagens, gêneros e avisos. Todos são opcionais, mas facilitam na hora da busca.

Para adicionar um personagem, é só ir selecionando na lista. Para selecionar mais de um, vá clicando nos nomes enquanto mantém a tecla control pressionada. Para selecionar, clique em cima. Para tirar a seleção, clique de novo. Sempre mantendo a tecla control pressionada, não esqueça disso.

Com os quadros de gêneros e avisos é a mesma coisa. Com relação aos avisos, tem um bocado de coisa bizarra ali que a maioria não vai colocar mesmo. No caso das minhas fanfics, eu já coloquei alguns como Linguagem imprópria, violência, tortura e nudez. É sempre bom colocar para não pegar ninguém desprevenido com alguma coisa que pode causar mal estar.



Mais abaixo tem a classificação da história e um quadrinho que a gente deve selecionar quando ela estiver terminada. No caso do Nyah, tem histórias livres, +13, +16 e +18. O mais ao lado do número significa que a história só pode ser lida para pessoas que tiver idade igual ou maior.  É muito importante prestar atenção a classificação da história para não cometer o erro de colocar algo impróprio e depois marcar como livre. No fim do tutorial eu vou dizer o que é apropriado para cada idade da classificação.

Finalmente vamos a história. Primeiro, o título do primeiro capítulo. Eles colocam como “Capítulo X” onde x é o número (1, 2, 3...).

Depois vem as notas do capítulo, que é alguma observação que o autor queira fazer. Não é obrigatório, coloca se quiser.

Aí vem a história. Essa caixa é mais elaborada do que as outras, porque tem botões para formatar o texto, alinhar, colocar em negrito, etc. Se não me engano, o Nyah não deixa passar histórias com menos de 100 palavras, então não tenham preguiça de escrever! E, claro, esse item é obrigatório, né?



Por último, tem as notas finais do capítulo que também são facultativas. Quando terminar, clique em salvar a história. Se tudo foi preenchido corretamente, a fanfic vai ser publicada na mesma hora.



Quando alguma coisa dá errado, geralmente campos obrigatórios que não foram preenchidos, olhe cada item para ver o que está faltando. Aí acabou.

Como classificar a história corretamente

No caso do Nyah, eles usam LIVRE, +13, +16 e +18:

Livre – é livre mesmo, para todas as idades e qualquer um pode ler sem medo.


+13 - Alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. Cenas leves.

+16 – Essas tem o conteúdo um pouco mais puxado para o adulto, cenas de luta, namoros e relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo como os Shonen-Ai e Shoujo-Ai (aqui não pode conter pornografia).

+18 – É onde o bicho pega. Nessas histórias, tem tudo o que criança não pode ver como violência extrema, coisas apimentadas demais, muita safadeza e afins. Fiquem longe dessas histórias!




11 comentários:

  1. Muito obrigado mallagueta, tava mesmo precisando saber sobre isto!

    ResponderExcluir
  2. mallagueta,imploro por sua ajuda quero muito que voce faça a capa da minha fanfic

    ResponderExcluir
  3. Mallagueta, você bem que poderia nos ensinar como postar uma história no AnimeSpirit. Eu já sei como postar, é claro, mais tem muitas pessoas que ainda não sabem e como você disse, é bem mais dificil do que no Nyah. Além disso, eu conheço um outro site onde você também poderia postar suas fanfics: https://www.fanfiction.net/
    Fanfiction.net. Eu tenho uma conte lá, mais ainda não comecei a postar, mais vou começar a partir de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que você deveria atualizar o tuto lá em cima. Como você sabe, o visual do Nyah mudou, ai muita gente pode se confundir. Excluiram algumas coisas, mudaram outras e para as pessoas saberem exatamente como postar, é melhor, colocar novas imagens

      Excluir
  4. Eu já devia ter comentado faz tempo mas só me lembrei agora.
    Muitíssimo obrigada! Me ajudou bastante!
    (Eu já devia ter comentado em julho.)

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Mallagueta.Quando alguem se inscreve no Nyah Fanfiction, é obrigatório que o indivíduo poste histórias, ou não?

    ResponderExcluir
  6. Como colocar imagem dentro do capítulo? eles pedem endereço da imagem, não possibilitam o uso de imagem arquivada no computador do usuário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra colocar a imagem, vc precisa armazená-la em algum lugar e dar o link. Vc pode usar sites que armazenam imagens como o photobucket.

      Excluir